Tomcat

De Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Tomcat

O Tomcat é um servidor web Java, mais especificamente, um container de servlets. É também um servidor de aplicações JEE, porém não é um servidor de EJBs. FOi desenvolvido pela Apache Software Foundation e é distribuído como software livre dentro do conceituado projeto Apache Jakarta, sendo oficialmente endossado pela Sun como a implementação de referência para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP). Ele cobre parte da especificação J2EE com tecnologias como servlet e JSP, e tecnologias de apoio relacionadas como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources.

Debian Squeeze 6.0

Instalando os Pacotes Necessários

Primeiro vamos instalar os pacotes do Java dentro do Debian Squeeze 6.0:

# apt-get install sun-java6-jre

Este pacote é necessário pois contém toda a estrutura necessária para executar conteúdo Java dentro do seu sistema operacional. Agora vamos instalar o Tomcat:

# apt-get install tomcat6

Feito isso o servidor Tomcat estará instalado no sistema.

Configurações Básicas

Para que o Tomcat incialize corretamente e encontre nosso pacote Java instalado no sistema é necessário configurar a variável de ambiente JAVA_HOME, que deve ser alterada em:

# vim /etc/default/tomcat6
TOMCAT6_USER=tomcat6
TOMCAT6_GROUP=tomcat6
JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun/
JAVA_OPTS="-Djava.awt.headless=true -Xmx128m -XX:+UseConcMarkSweepGC"

Note que a variável JAVA_OPTS contém a entrada -Xmx128m, esta entrada representa o quanto de memória estará disponível para a máquina virtual Java, se precisar de mais, basta alterar esta variável.

Deploy via Tomcat Admin

Uma vez que o Tomcat está instalado vamos instalar o pacote para que usuários comuns possam fazer deploy de suas aplicações (.war). Primeiro vamos definir o usuário que poderá fazer deploys:

# vim /etc/tomcat6/tomcat-users.xml
<tomcat-users>
    <role rolename="manager"/>
    <role rolename="admin"/>
    <user username="USERNAME" password="PASSWORD" roles="admin,manager"/>
</tomcat-users> 

Neste caso é necessário trocar o USERNAME e o PASSWORD pelo usuário e senha desejados. Agora vamos instalar o pacote do gerenciador:

# apt-get install tomcat6-admin

Reinicie o serviço do Tomcat:

# /etc/init.d/tomcat6 restart

E é só acessar o link: http://IP_DO_SERVIDOR:8080/manager/html, fornecendo o usuário e senha cadastrados. Agradeço ao Péricles Lopes pelas contribuições no teste e implementação desta documentação.

--Brivaldo 16h30min de 6 de dezembro de 2011 (AMST)